Moraes cancela pronunciamento no STF

Ministro desiste da fala marcada para esta quinta, comunicada poucas horas após o anúncio inicial.
Por: Brado Redação 10.set.2026 às 09h02
Moraes cancela pronunciamento no STF
Reprodução

Alexandre de Moraes desistiu de se manifestar publicamente nesta quinta-feira (10). A declaração à imprensa, prevista para a manhã no Supremo Tribunal Federal (STF), foi cancelada cerca de uma hora e meia depois de ter sido anunciada e aproximadamente duas horas antes do horário combinado.

A decisão interrompe o que seria a primeira aparição pública do ministro depois das medidas tomadas na véspera pelo presidente da Corte, Edson Fachin. Na quarta-feira (9), Fachin retirou de Moraes a condução de procedimentos ligados ao inquérito das fake news e concentrou esses autos na Presidência do tribunal.

Fachin justificou as providências como uma forma de preservar a integridade da Corte diante de conflitos e sobreposições processuais. Também convocou o plenário para terça-feira (15), quando os ministros devem analisar o relatório da Polícia Federal com comunicações do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e definir os próximos passos das apurações.

O impasse no Supremo se aprofundou a partir das investigações envolvendo o Banco Master e da divulgação do material policial extraído do celular de Vorcaro, que cita mensagens enviadas a Moraes. Nos últimos dias, decisões de Moraes, André Mendonça, Flávio Dino, da Procuradoria-Geral da República e da própria Polícia Federal aumentaram a tensão interna.

Antes do cancelamento, o gabinete de Moraes havia informado apenas o horário da manifestação, sem antecipar o tema. Nos bastidores, a expectativa era de que o ministro defendesse a condução do inquérito das fake news e fizesse considerações sobre as investigações relacionadas ao procedimento.

Com a desistência, Moraes permanece sem se pronunciar publicamente sobre as decisões de Fachin e sobre as revelações que deram origem à crise. Não foi divulgado um novo prazo para eventual declaração.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE valida candidatura de Renan Santos à Presidência após suspensão parcial da campanha
Chapa do Missão com Aroldo Medina entra no rol das 11 prévias já deferidas; ministro Dias Toffoli havia restringido propaganda digital, fundo eleitoral e debates
Fachin suspende afastamento e reintegração de Andrei Rodrigues na PF
Presidente do STF anula, por ora, a liminar de André Mendonça e a ordem de Flávio Dino para interromper a guerra de decisões sobre o comando da polícia
PF manda ouvir Galípolo, Campos Neto e André Esteves no caso Master
Intimações de 3 de agosto pedem depoimento como testemunhas sobre a fiscalização do banco de Daniel Vorcaro; defesa de Campos Neto diz que ainda não foi notificada
Moraes fará pronunciamento após decisão de Fachin
Ministro quebra silêncio de dez dias em sessão da Primeira Turma; presidente da Corte assumiu inquérito das fake news.
Lula pede quebra total de sigilo nas investigações do Master
Presidente classifica o caso como o maior crime financeiro do país, critica vazamentos seletivos na eleição e fala após o impasse sobre o comando da Polícia Federal
Roma encosta em Wagner na disputa ao Senado na Bahia
João Roma sobe dois pontos e fica tecnicamente empatado com Jaques Wagner; Rui Costa amplia a liderança
Carregando..