Salvamar realiza mais de mil ações de prevenção durante feriadão de chuva na capital baiana

Foram registrados seis afogamentos não fatais e distribuídas 450 pulseiras de identificação para crianças que estiveram nas praias
Por: Brado Jornal 24.abr.2023 às 16h31
Salvamar realiza mais de mil ações de prevenção durante feriadão de chuva na capital baiana
Foto: Bruno Concha/Secom

Durante o feriadão a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), contabilizou mais de mil ações de prevenção e resgate de afogamentos. 

 

O coordenador de Salvamento Marítimo da capital baiana, Kailani Dantas, ressalta a importância da prevenção ao se dirigir ao mar, sobretudo no outono, quando existe grande variação climática. “Essa foi uma semana onde Salvador foi atingida por uma frente fria. Sabemos que a mudança climática é muito comum nesse período, por isso os banhistas precisam ficar atentos, pois a frentes frias influenciam diretamente nas marés, nas correntes de retorno e também na força das ondas, fazendo com que o mar se torne um local perigoso”, conta o gestor. 

 

Kailani explica que na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com bandeira vermelha. Em caso de uma corrente de retorno, a dica é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza.  

 

Outro cuidado importante para os adultos é com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.  

 

Estrutura 

A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.   

 

 A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.   

 

Contatos 

Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Carga de iPhones avaliada em R$ 180 mil é recuperada pela PM em Salvador
Policiais encontram eletrônicos furtados de loja em Entre Rios e veículo com restrição de roubo durante ação no bairro de São Tomé de Paripe
Homem preso por furto no Shopping Barra foge da Central de Flagrantes em Salvador
Suspeito aproveitou descuido e escapou por área de obras do metrô; caso está sendo investigado
'A Odisseia' de Christopher Nolan fatura US$ 264 milhões na estreia mundial
Filme supera expectativas e registra a maior abertura da carreira do diretor; primeira produção totalmente filmada em IMAX
PL planeja discurso de Milei na convenção de Flávio
Presidente argentino deve participar do evento de lançamento da candidatura presidencial em São Paulo
ACM Neto é o candidato que representa o sentimento do povo baiano, afirma Jorge Araújo durante convenção
Em entrevista exclusiva concedida durante a convenção, o deputado federal Jorge Araújo, candidato à reeleição e também conhecido comunicador baiano, demonstrou otimismo com a candidatura de ACM Neto.
Jaques Wagner é intimado pela PF para depoimento sobre caso Master
Senador deve depor em 7 de agosto em Brasília; foi alvo de buscas na operação que investiga fraudes no Banco Master
Carregando..