Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na Fazenda Grande I

A entrega dos imóveis aos moradores foi feita pelo prefeito Bruno Reis
Por: Brado Jornal 30.mai.2023 às 13h53
Prefeitura entrega mais 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na Fazenda Grande I
Foto: Betto Jr./Secom

O programa Morar Melhor retornou à Fazenda Grande I para transformar a vida de mais 100 famílias que tiveram seus lares reformados e agora podem desfrutar de dias mais felizes com dignidade. A entrega dos imóveis aos moradores foi feita pelo prefeito Bruno Reis na noite de segunda-feira (29), ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza. 

No total, a localidade já conta com 301 imóveis reformados pelo programa. A ideia da Prefeitura é que mais famílias possam ser contempladas com as melhorias nas habitações. Assim, até o final de 2024, a expectativa municipal é de reformar 12 mil imóveis em toda a cidade. 

No ato de entrega, o prefeito destacou que mesmo com os desafios enfrentados pela Prefeitura desde o início da gestão, como a pandemia e problemas ocasionados pelas chuvas intensas, o Morar Melhor seguiu avançando. “Esse é o jeito de governar da atual gestão, ouvindo as pessoas para levar soluções. Não é fácil gerir uma cidade com tantos problemas, com déficits históricos em todas as áreas. Mas ainda assim a gente avançou, ouvindo os cidadãos e entendendo seus problemas”, contou.

Bruno Reis autorizou ainda a execução da construção de uma praça no Caminho 29, Quadra E, e se comprometeu a entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cajazeiras e o Centro Especial de Reabilitação para Pessoas com Deficiência. “Vamos seguir estimulando o comércio na região, promovendo obras para gerar empregos, atraindo empresas grandes para melhorar ainda mais a vida de quem mora aqui. Temos tirado nossos compromissos do papel e vamos seguir caminhando”, reforçou o prefeito. 


Realização de um sonho

Mãe de nove filhos e avó de 24 crianças, dona Maria Antônia Monteiro de Jesus, 60 anos, celebrou a reforma do imóvel que é o ponto de encontro da família nos finais de semana. Aposentada, ela reside na casa há 41 anos junto com o esposo Antônio Carlos, de 70 anos. “Fiquei muito feliz por ver como minha casa mudou tanto. A maior parte dela não tinha nem mesmo reboco. Agora vivo em outra realidade. Tenho orgulho de morar aqui e reunir minha família para almoçar no domingo”, contou emocionada. 

Apenas este ano o programa já entregou aproximadamente 3 mil imóveis reformados na capital. Desde o início do programa, em 2015, mais de 40 mil famílias da capital baiana já tiveram suas residências transformadas.


Condições e regras

Por meio do programa, são executados nos lares serviços de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura entrega trecho 2 do BRT com 8 novas estações e inicia operação de nova linha entre Lapa e Pituba
O percurso possui 7 km e passa pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama, além do Vale do Tororó
ViaBahia: Diego Castro aciona Justiça para suspender cobrança nos pedágios da BR-324
Diego requereu uma liminar para que a ViaBahia execute integralmente as cláusulas do contrato de concessão
Carro invade loja no Shopping Barra
Ninguém ficou ferido
Jornalista do Twitter Files Brasil considera ação da AGU uma ‘vergonha nacional’
Governo Lula pediu investigação contra Shellenberger por divulgar documentos sigilosos
Lula critica orçamento da Embrapa e cobra Haddad: 'falou bonito, mas não de dinheiro'
Presidente disse ser 'irresponsabilidade' faltar R$ 1 mi para um estudo do órgão
Carregando..