Semana do Meio Ambiente terá programação especial em Salvador

As ações acontecem simultaneamente em escolas, centros comerciais, repartições públicas e instituições filantrópicas
Por: Brado Jornal 01.jun.2023 às 15h59
Semana do Meio Ambiente terá programação especial em Salvador

A Semana do Meio Ambiente de Salvador, iniciada na quarta-feira (31) e que segue até a próxima terça-feira (6), ganha uma programação especial de palestras e demais ações educativas promovidas pela Prefeitura. As atividades são realizadas pelas Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Guarda Civil Municipal (GCM), e têm o objetivo de conscientizar a população, empresários e entes públicos da necessidade de conceber e manter uma cidade cada vez mais verde e sustentável, provocando os soteropolitanos como agentes transformadores do meio ambiente. 

 

As ações acontecem simultaneamente em escolas, centros comerciais, repartições públicas e instituições filantrópicas. Na manhã desta quinta-feira (1º), a Secis promoveu uma ação de manuseio para plantio, com crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), na Ribeira. Amanhã (2), às 9h30, acontece a entrega de uma horta escolar na Escola Governador Roberto Santos, na Rua Silveira Martins, no Cabula. 

 

No domingo (4), às 8h, no Parque da Cidade, acontece uma Cãominhada com tutores e cães em atividades coletivas: canicross, corrida de cães com os tutores. No final das atividades, haverá podium e distribuição de medalhas para tutores e animais. 

 

Na segunda-feira (5), às 9h30, também no Parque da Cidade, ocorre o manuseio para plantio com idosos da Legião da Boa Vontade (LBV). No mesmo dia, às 10h30, será realizado o plantio com o Exército (19 BC/Cabula). À tarde, às 14h, é a vez da Caravana da Mata Atlântica realizar distribuição de mudas e mostra de ações ambientais no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).   

 

No dia seguinte (6), será a vez da Exposição da Caravana da Mata Atlântica no Salvador Shopping, a partir das 9h. Em parceria com o espaço ECOar, a startup Solos e o Salvador Shopping, a Secis vai promover uma roda de conversa com temas relacionados ao meio ambiente e a atualidade. 

 

A titular da Secis, Marcelle Moraes, destaca que a gestão municipal oferece inúmeras atividades ao longo do ano para contribuir com a mudança de comportamento da população com impacto social positivo para o ecossistema. “É um conjunto de ações que colocam a capital baiana na vanguarda de políticas públicas de incentivo à preservação do meio ambiente. Temos programas como IPTU Amarelo, Horta em Casa e Salvador Solar, entre outros. É muito importante que cada cidadão esteja consciente dessas ações para cada vez mais participar do desenvolvimento resiliente do espaço urbano em que vive”. 

 

Limpurb – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) deu início a uma série de ações em alusão à Semana do Meio Ambiente. O órgão está entre as entidades que participam do II Fórum ESG Salvador, debate iniciativas voltadas para economia consciente e responsabilidade social. 

 

Além disso, a partir desta sexta-feira (2) até o próximo dia 7, a população poderá conferir um showroom inédito no Salvador Norte Shopping. O local será palco de diversas atrações, exposição de poesias e oficinas lúdicas e práticas. 

 

Na segunda-feira (5), data em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente, além de promover uma palestra com o tema “Soluções para a poluição plástica” na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Limpurb também realizará uma exposição sustentável com peças confeccionadas a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, com concepção do artista plástico Gilson Cardoso. 

 

A programação da Limpurb também envolve as unidades municipais de ensino em Salvador e nas ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos também estão incluídas na programação da Semana do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (1ª), a Escola Municipal de Bom Jesus dos Passos recebeu a primeira edição do Cine Limpurb, ação que levará filmes com a temática sustentável para serem debatidos em sala de aula. Essa iniciativa também acontece na sexta-feira (2), na Escola Municipal Claudemir Lima, em Ilha de Maré. 

 

Na segunda-feira (5), a Escola Municipal de Bom Jesus dos Passos e a Escola Municipal Claudemira Lima, localizada em Ilha de Maré, participarão da primeira edição do projeto “Pequenos Artistas, Grandes Mudanças” que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade local sobre a importância da preservação ambiental através de uma campanha de conscientização desenvolvida e implementada pelas crianças. 

 

Já na terça-feira (6) é a vez da Escola Municipal Mirantes de Periperi, situada no Subúrbio de Salvador, que receberá a equipe de engenheiros ambientais da Limpurb que vão discorrer sobre o tema “Dia Mundial do Meio Ambiente e Sustentabilidade”.   

 

Na ocasião, os alunos serão incentivados a arrecadar resíduos recicláveis e, no final, receberão um certificado de Embaixadores do Meio Ambiente. Além do Salvador Norte Shopping. O showroom também ficará disponível de 15 a 19 de junho, no piso L3 do Shopping Piedade. 

 

Sobre a mobilização, o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, alerta para a necessidade de reflexão, tanto da gestão pública, como da população, para avançar na pauta do meio ambiente em Salvador. "Muitas vezes estamos acostumados às nossas rotinas diárias e demandas, e não paramos para analisar se são práticas sustentáveis ou nocivas ao meio ambiente. A Semana do Meio Ambiente tem exatamente o intuito de levar a população a refletir sobre estes impactos, e de que modo é possível nos adequar para isso". 

 

Guarda Municipal – A GCM também marca presença na Semana do Meio Ambiente em Salvador. Na segunda-feira (5), das 9h às 13h, no auditório do Instituto de Biologia da Ufba, ocorre evento em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente e o seminário Soluções para a Poluição Plástica. No mesmo dia, das 13h às 16h, na Escola Girassol, no Itaigara, acontece uma palestra para 200 alunos.  

 

Na manhã da terça-feira (6), o Colégio Medalha Milagrosa, no Rio Vermelho, recebe a palestra sobre Educação Ambiental. Já no dia 7, a atividade será realizada para 300 alunos, com idades entre 8 e 16 anos, do Centro Educacional Guimarães Santos, na Estrada das Barreiras. 

 

No dia 13, a ação acontece na Escola Península, na Ribeira, para um público de 262 alunos de 8 a 16 anos. Serão quatro palestras pela manhã e duas à tarde, das 8h às 16h. No dia seguinda (14), no mesmo horário, será a vez dos alunos do Colégio São Lázaro, no bairro Cabula. 

 

 A Escola Viver Educação, em Periperi, recebe a palestra sobre Educação Ambiental no dia 15. As atividades acontecem às 10h e às 15h, para um público de 70 alunos, com idades entre 2 e 11 anos.  



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE escolhe novo presidente da Corte em 7 de maio
Eleição é feita por meio de urna eletrônica com integrantes do plenário do TSE
“Vou botar para quebrar”, diz Malafaia sobre ato pró-Bolsonaro
Ex-presidente idealizou um ato 'pela democracia' no domingo (21)
DPU quer que X pague R$ 1 bilhão por danos ao país
Segundo a Defensoria Pública da União, Elon Musk teria cometido graves violações contra o Estado Democrático de Direito
Preso, ex-vice-presidente do Equador pede ajuda ao Brasil
Jorge Glas foi detido em 5 de abril
Dino busca orientação de Lula, Lira e Pacheco sobre cumprimento da decisão do STF que invalidou o orçamento secreto
O ministro também pede informações sobre a falta de publicidade da autoria de indicação de recursos do antigo orçamento secreto
Ouvinte de Santo Amaro-BA denuncia asfalto sonrisal nas obras do Minha Casa Minha Vida do governo Lula
Fez aquela palhaçada quando o presidente veio e hoje está abandonado”, criticou o telespectador da Brado
Carregando..