O interesse pela política não pode ser apenas nacional

Por: Maria Senna 17.abr.2023 às 06h47
O interesse pela política não pode ser apenas nacional

Um famoso psicólogo clínico canadense e professor Jordan Peterson em um dos seus livros fala a seguinte frase “Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo” eu não vejo um paralelo mais eficiente nesse sentido. É muito atrativo estar preocupado com as pautas nacionais, afinal uma eleição presidencial para o país, é comentada em todo o mundo e, não raras as vezes as notícias estão polarizadas no assunto, na padaria, nas praças e até em casa o tempo é de se falar, discutir e debater sobre os presidenciáveis. No entanto, não existe essa mesma preocupação a nível municipal, as eleições municipais são mais “brandas”, afinal são limitadas geograficamente. Mas se você não é capaz de saber o mínimo da política que o cerca como será um grande agente político em nível nacional?

Um grande erro do nosso tempo é não dá o devido valor as eleições municipais (teremos a oportunidade de fazer diferente em 2024). É nas cidades onde tudo acontece, é onde são feitas políticas públicas com impacto direto na vida do cidadão. Independente se um programa é de nível federal ou estadual é executado em cada município. É tarefa dos prefeitos e vereadores coordenar esses projetos e buscar o bem comum na aplicabilidade.

Independente da sua localização geográfica você mora numa cidade ou num município e nesse sentido quanto menor o local, mais fácil explicar como tudo acontece. Mostre para o seu filho, irmão, primo, amigo como acontece o processo político em todos os níveis (partindo do pressuposto que você saiba, se não souber estude urgente). Nunca se esqueça, o cidadão tem direitos e deveres.

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Era uma vez uma “cristã” feminista!
Muitos movimentos de “empoderamento feminino” há algum tempo, surgem dentro da Igreja Católica, através da Teologia da Libertação, assim como dentro das igrejas evangélicas...
O brasileiro e a Copa do Mundo
Amanhã é o jogo de estreia do Brasil na Copa, e quase ninguém tá falando disso.
ESCLARECIMENTO SOBRE A CULPA DOS “ISENTÕES”
"Youtubers e influencers, responsáveis por formarem a opinião de milhões de bolsonaristas, estão difundindo narrativas de que a culpa pela consolidação da ditadura petista em vigor é dos “isentões”
Margaret Thatcher: uma figura política que merece ser lembrada
Mulheres como ela, servem não só para deixar um grande legado político, mas também para ser um exemplo em tempos difíceis.
O Rato cuidando do Queijo
Sabe quem conta nossos votos nas urnas eletrônicas nas eleições?

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado.

Carregando..