O interesse pela política não pode ser apenas nacional

Por: Maria Senna 17.abr.2023 às 06h47
O interesse pela política não pode ser apenas nacional

Um famoso psicólogo clínico canadense e professor Jordan Peterson em um dos seus livros fala a seguinte frase “Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo” eu não vejo um paralelo mais eficiente nesse sentido. É muito atrativo estar preocupado com as pautas nacionais, afinal uma eleição presidencial para o país, é comentada em todo o mundo e, não raras as vezes as notícias estão polarizadas no assunto, na padaria, nas praças e até em casa o tempo é de se falar, discutir e debater sobre os presidenciáveis. No entanto, não existe essa mesma preocupação a nível municipal, as eleições municipais são mais “brandas”, afinal são limitadas geograficamente. Mas se você não é capaz de saber o mínimo da política que o cerca como será um grande agente político em nível nacional?

Um grande erro do nosso tempo é não dá o devido valor as eleições municipais (teremos a oportunidade de fazer diferente em 2024). É nas cidades onde tudo acontece, é onde são feitas políticas públicas com impacto direto na vida do cidadão. Independente se um programa é de nível federal ou estadual é executado em cada município. É tarefa dos prefeitos e vereadores coordenar esses projetos e buscar o bem comum na aplicabilidade.

Independente da sua localização geográfica você mora numa cidade ou num município e nesse sentido quanto menor o local, mais fácil explicar como tudo acontece. Mostre para o seu filho, irmão, primo, amigo como acontece o processo político em todos os níveis (partindo do pressuposto que você saiba, se não souber estude urgente). Nunca se esqueça, o cidadão tem direitos e deveres.

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
O assunto do momento: “PL DAS FAKE NEWS”
O país hoje tem diante de se um Projeto de Lei que pode marcar para sempre a vida da população.
O Lula vai cair? Qual o papel da direita nisso?
Há possibilidade, mas acredito que o Lularápio NÃO vai cair (da cadeira de presidente).
Vida intelectual e política
Que o brasileiro participa e preocupa muito mais com a política na contemporaneidade é nítido

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado.

Carregando..