Guaidó pede que Lula pressione Maduro por eleições na Venezuela

Juan Guiadó declarou-se presidente interino do país em janeiro de 2019. Atualmente está exilado nos Estados Unidos
Por: Brado Jornal 09.jan.2024 às 10h28 - Atualizado: 09.jan.2024 às 09h28
Guaidó pede que Lula pressione Maduro por eleições na Venezuela

O ex-chefe do legislativo da Venezuela, Juan Guaidó, atualmente está exilado nos Estados Unidos, pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pressione o Chefe do Executivo venezuelano, Nicolás Maduro, para marcar a data para as eleições deste ano.

Em vídeo publicado no Twitter no domingo (7), Guaidó chamou Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia, de “aliados de Maduro” e questionou: “Não são democratas? O que estamos pedindo é algo simples, uma eleição onde os venezuelanos se expressem”.

A Vontad Popular, partido de oposição da Venezuela, também exigiu que o governo de Maduro estabeleça uma data exata para a votação. Se for realizado, o pleito deverá ser no segundo semestre.

“A Venezuela ainda não tem uma data para as suas eleições presidenciais em 2024. O regime e a sua liderança corrupta sabem que vão perder. É por isso que lhe dizemos a partir de agora: marque uma data!”, escreveu o partido em publicação no X (ex-Twitter).

No começo de janeiro, Maduro disse que ainda não sabe se irá disputar as eleições presidenciais de 2024. Ele está no poder desde 2013.

Em 22 de outubro de 2023, os venezuelanos foram às urnas para votar nas eleições primárias, que consistiam em eleger um único candidato para representar a oposição contra Maduro.

A vencedora do pleito foi a candidata da direita María Corina Machado, que atualmente está proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos por tentativa de golpe de Estado e por liderar protestos antigovernamentais.

Machado também estava impedida de sair da Venezuela há 9 anos.

Em 16 de dezembro, Corina recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça do país para revisar a proibição e afirmou que a desqualificação é ilegal. Ao sair da Corte, disse a jornalistas que “havia dado um passo inequívoco para a derrota de Maduro em 2024”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Blairo Maggi, ex-ministro de Lula, vê Renan Santos como boa alternativa presidencial
Ex-governador de Mato Grosso elogia pré-candidato do Partido Missão e reforça busca do agronegócio por nomes fora da polarização em 2026
“A eleição na Bahia é importante demais para tirar o Lula”, afirma vereador Tenóbio (PL) de Lauro de Freitas
O vereador Tenóbio (PL), de Lauro de Freitas, participou nesta quarta-feira da convenção que oficializou a candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia, no Centro de Convenções de Salvador, e defendeu maior atenção do PL nacional ao estado
Trump rebate Lula e defende interesse em eleições brasileiras
Governo americano afirma preocupação com liberdade de expressão e integridade do processo democrático no Brasil
Eua marca julgamento de Maduro
Proposta americana prevê início do processo contra o líder venezuelano em 2027
Petição de torcedora argentina pede repetição da final da Copa
Campanha online questiona a arbitragem da decisão vencida pela Espanha e solicita à Fifa a repetição da partida, sem apresentar evidências de irregularidades
Tarcísio defende urnas e pede foco em propostas
Governador de São Paulo afirmou confiar no sistema eleitoral e disse que o debate sobre as urnas precisa ser superado para que o país avance em outras pautas
Carregando..