Chanceler do Irã visitará Paquistão após ataques aéreos

Encontro tem objetivo de reconstruir a relação entre as nações
Por: Brado Jornal 22.jan.2024 às 15h33 - Atualizado: 22.jan.2024 às 15h13
Chanceler do Irã visitará Paquistão após ataques aéreos

Os Ministérios das Relações Exteriores do Irã e do Paquistão anunciaram nesta segunda-feira (22) que o ministro iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, viajará ao país vizinho em 29 de janeiro. O convite foi realizado pelo chanceler paquistanês, Jalil Abbas Jilani, depois de uma conversa por telefone entre as autoridades.

“Foi mutuamente acordado que os embaixadores de ambos os países poderão regressar aos seus respectivos cargos até 26 de janeiro de 2024”, disse ainda o comunicado divulgado pelo Paquistão.

A relação diplomática entre os países foi abalada depois que o governo do Paquistão realizou, na quinta-feira (18), ataques aéreos contra esconderijos de militantes separatistas no sudeste do Irã. Segundo nota oficial, vários “terroristas” foram mortos depois dos ataques.

A ação se deu na sequência de ataques semelhantes realizados por Teerã no território paquistanês em 16 de janeiro. A investida tinha como alvo militantes do grupo sunita Jeysh al-Adl, na província do Baluchistão, sudoeste do Paquistão. A informação foi divulgada pela agência de notícias Tasnim (alinhada à teocracia iraniana).

Depois das ofensivas, o governo do Paquistão disse na sexta-feira (19) que pretende “trabalhar com base no espírito de confiança mútua e cooperação” com o Irã. Os ministros concordaram em tratar a tensão e desescalar a situação entre as nações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mulher é atacada após criticar utilização de livro com viés de esquerda para aula de religião em colégio “católico” de Salvador
O comentário de Vanessa se tornou alvo de alguns portais conhecidos pelo editorial esquerdista
Parlamentar aciona TCU após Lula pedir voto em Boulos durante a ato
Presidente pode ser alvo de ação no Tribunal de Contas após ter pedido votos fora do período eleitoral
Cara de pau: Madonna fará “o maior show de sua vida” no Rio, diz Eduardo Paes após prefeitura pagar R$ 10 milhões no evento
Cantora se apresenta neste sábado (4.mai) na praia de Copacabana; prefeitura estima um público de 1,5 milhão de pessoas
Carregando..