Trump assume presidência vitalícia no novo Conselho de Paz lançado em Davos

Documento revela: Trump só sai do cargo por renúncia ou incapacidade unânime
Por: Brado Jornal 24.jan.2026 às 08h11
Trump assume presidência vitalícia no novo Conselho de Paz lançado em Davos
Foto: Jonathan Ernst/ Reuters
O Conselho de Paz, iniciativa lançada por Donald Trump, foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (22 de janeiro) durante evento em Davos, na Suíça. O grupo tem como meta atuar na resolução e consolidação de conflitos internacionais, em linha com o direito internacional, mas opera de forma independente das Nações Unidas.

De acordo com a minuta da Carta Constitutiva, documento obtido pela CNN, Trump ocupará a presidência do conselho de maneira permanente, sem limite de tempo definido. Ele só deixará o cargo por renúncia espontânea ou por incapacidade comprovada, decidida por votação unânime do Conselho Executivo. Mesmo após o término de seu segundo mandato na Casa Branca, o ex-presidente poderá continuar no comando, e presidentes futuros dos Estados Unidos terão a prerrogativa de indicar um representante americano adicional no grupo.

O estatuto concede ao presidente amplos poderes executivos, como direito de veto sobre decisões e possibilidade de remover membros (com certas limitações). Ainda não há clareza sobre a base legal exata do conselho, seus mecanismos de ação concreta ou como ele se relacionará com a ONU e outras entidades multilaterais.

Especialistas e diplomatas expressaram preocupações quanto à concentração de autoridade em uma única figura e ao risco de enfraquecimento do sistema multilateral existente. A Casa Branca também mencionou a criação paralela de um Conselho Executivo para Gaza, voltado a apoiar uma transição administrativa na região, com sobreposição de alguns participantes entre os dois órgãos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump evita reconhecer Flávio como líder do Brasil, segundo fontes
Autoridades americanas indicam que a Casa Branca não tem planos de endossar a autoproclamação do senador, mesmo após autorizar sua entrada nos Estados Unidos
Jerônimo confirma elevador no novo ferry-boat de Salvador a Itaparica
Embarcação com capacidade para 170 veículos deve operar ainda em 2026, antes do pico de demanda do verão, e inclui recurso de acessibilidade definido em reunião desta quarta-feira
Hackers desviam US$ 6,3 bilhões da Binance, gigante mundial das criptomoedas
Plataforma paralisa saques e depósitos após desvio de US$ 6,3 bilhões em cerca de 20 minutos. Empresa garante cobertura integral das perdas e investiga falhas que podem ter se originado no computador de um engenheiro
Lula deve convidar Trump e Milei para cerimônia de posse em janeiro
Convites seguirão padrão diplomático e incluirão todos os chefes de Estado com relações com o Brasil
Carregando..