‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile

Por: Brado Jornal 03.nov.2021 às 06h10
‘Bolsonaro chileno’ lidera pesquisa presidencial no Chile

Apelidado de ‘Bolsonaro chileno’, José Antonio Kast deixou para trás o deputado de esquerda Gabriel Boric

A cerca de três semanas para as eleições presidenciais chilenas, em 21 de novembro, o candidato de extrema-direita José Antonio Kast se consolidou na dianteira em pesquisas de opinião, deixando para trás o deputado de esquerda Gabriel Boric.

De acordo com pesquisa do Pulso Ciudadano, publicada no último domingo pela consultoria Activa Research, Kast teria 26,5% dos votos, pouco à frente de Boric, com 25%. Em terceiro lugar fica a ex-ministra e senadora democrata cristã Yasna Provoste, com 12,1%.

O político ultraconservador do Partido Republicano, todavia, perderia no segundo turno, em 19 de dezembro, para Boric. Em um segundo turno hipotético entre a esquerda e a extrema-direita, Boric sairia vitorioso com 42,9% dos votos, enquanto Kast teria 36,8%.

Também divulgada no domingo, a pesquisa Plaza Pública Cadem indica um cenário semelhante, com Kast tendo 23% dos votos, à frente dos 20% de Boric.

Ainda assim, a marca é inédita para o candidato, que por seus comentários sobre aborto e homossexuais é chamado de “Bolsonaro chileno”.

O cenário é visto como reflexo direto da perda de apoio a Sebastián Sichel, candidato governista de centro-direita que não alcança nem 10%, após intenções de voto despencarem desde o início de outubro. Ex-ministro do Desenvolvimento Social do presidente Sebastián Piñera, ele perdeu o endosso de ao menos cinco parlamentares nos últimos dias, que anunciaram abertamente apoio a Kast.

A imagem de Sichel é diretamente associada a de Piñera, que encara um pedido de impeachment e uma investigação policial por irregularidades financeiras, enquanto enfrenta mais de 70% de desaprovação.

A centro-direita, eleita na esteira do cansaço com a esquerda, nunca recuperou sua força depois dos protestos sociais e os partidos da coalizão Chile Vamos, do presidente, estão fracos e isolados, atrás dos adversários tanto de esquerda quanto de direita nas pesquisas de opinião, o que comprova também uma desilusão com a política tradicional e o surgimento de um novo modelo de política cidadã.

Desde os protestos em massa no último ano, o Chile passa por um momento político e social inédito, incluindo a derrota de partidos governistas e tradicionais nas eleições para escolher os redatores da nova Constituição. Enquanto os independentes e a oposição de centro-esquerda obtiveram mais de 40% das cadeiras da Assembleia Constituinte, a direita, que se apresentava em uma chapa única formada pelos partidos governistas, não conseguiu alcançar o percentual de votos necessário para vetar artigos na nova Carta Magna.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes usou “padrão apavorante”, diz Deltan sobre relatório dos EUA
O ex-deputado federal publicou sua “análise jurídica inicial dos arquivos do Congresso Americano” em seu perfil no X
Bolsonaro solicita impedimento de Zanin em recurso contra inelegibilidade
Advogados de ex-presidente pediram ao ministro que se declare impedido ou suspeito de analisar recurso dele contra decisão do TSE
O caso do aluno com camisa de Bolsonaro em faculdade de Salvador: "posso ser expulso e perder todo o curso de direito"
A direção da faculdade salientou que o “professor não está sendo investigado”
Flávio Bolsonaro sugere que Lula durma em embaixada para economizar
A fala do senador faz referência ao episódio de seu pai que passou duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília depois de ter seu passaporte retido pela PF
PL vai acionar TSE pela cassação de Moro
O senador havia sido alvo de acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e manipulação dos meios de comunicação durante as eleições de 2022
TRE-PR abre prazo para partidos recorrerem de absolvição de Sergio Moro
O período para a apresentação dos recursos começará a contar a partir de sexta-feira
Carregando..