Natália Bonavides (PT-RN) quer tratamento igual entre casais héteros e homossexuais

O PL prevê que a presidência da cerimônia efetuará o casamento com uma declaração que não faça referência ao gênero dos nubentes, o que segundo a parlamentar, tem causado constrangimento para casais homoafetivos.
Por: Brado Jornal 29.dez.2021 às 06h30
Natália Bonavides (PT-RN) quer tratamento igual entre casais héteros e homossexuais

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apresentou um projeto de lei (PL) que tem como objetivo modificar os termos da declaração feita na cerimônia de casamento civil para “assegurar o tratamento igual entre casais”.

O PL prevê que a presidência da cerimônia efetuará o casamento com uma declaração que não faça referência ao gênero dos nubentes, o que segundo a parlamentar, tem causado constrangimento para casais homoafetivos.

\Atualmente, o texto original que consta no Código Civil prevê que o presidente da cerimônia declare efetuado o casamento nos seguintes termos: “De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.” Caso o projeto de Bonavides seja aprovado, o presidente da cerimônia passará a declarar: “De acordo com a vontade que acabam de declarar perante mim, eu, em nome da lei, declaro firmado o casamento”.

A deputada petista argumenta no projeto que “após uma luta firme dos movimentos LGBTs, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre casais gays, é necessária a adequação aos tempos atuais, onde existe uma pluralidade de configurações de casais e de famílias”. Segundo a proposta, não há motivo para a legislação focar apenas em casamentos héteros.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados e deve passar pelas comissões em 2022.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
8/1: Moraes manda soltar coronéis da PMDF
Os coronéis Klepter Rosa, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro obtiveram decisão favorável para deixar a prisão e usar tornozeleira
Moraes envia caso Marielle à PGR para conclusão do inquérito
Investigações foram concluídas pela Polícia Federal no domingo (24)
Defesa de Bolsonaro pede que passaporte seja devolvido
Segundo pedido foi protocolado na semana passada
Foi grave Venezuela impedir opositora de Maduro, afirma Lula e Macron
A declaração dos presidentes foi depois de reunião bilateral no Palácio do Planalto por conta da 1ª visita oficial do francês ao Brasil
Senado convoca Rui Costa para esclarecer gastos
Senador também pede esclarecimento sobre novo PAC
PSOL quer cassar vereador que organizou homenagem a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal
Segundo denúncia, o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) violou decisão judicial ao manter a entrega do título de cidadã paulistana à Michelle Bolsonaro (PL) no Theatro Municipal de São Paulo
Carregando..