Ex-ministro de Lula, Mangabeira Unger recusa petista como opção eleitoral: ‘Tragédia que não podemos aceitar’

Em entrevista ao Pânico, filósofo defendeu candidatura de Ciro Gomes como alternativa a segundo turno entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente
Por: Brado Jornal 18.mai.2022 às 16h20
Ex-ministro de Lula, Mangabeira Unger recusa petista como opção eleitoral: ‘Tragédia que não podemos aceitar’
Foto: Wiki Commons

Nesta quarta-feira, 18, o programa Pânico recebeu o filósofo Roberto Mangabeira Unger. Ex-ministro de Assuntos Estratégicos do governo Lula, Mangabeira lamentou um possível cenário de segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. “Temos agora dois candidatos que estão no primeiro plano, Bolsonaro e Lula. Bolsonaro se refugiando numa política teatral, numa simbologia moral nos atalhos falsos. Lula propondo uma volta ao interior, chama os banqueiros para governar o país e distribui a sobra para os pobres. Resultado: o Brasil empobreceu, há décadas que o Brasil não cresce. Isso é uma tragédia que não podemos aceitar”, afirmou. O político defendeu a participação popular na política nacional e referenciou Leonel Brizola. “Acho que nós temos que encontrar uma maneira de engajar a maioria trabalhadora e pobre do país nessa discussão real. A maioria está na posição que meu amigo e aliado Brizola descrevia.”

Como alternativa, Mangabeira Unger defende a candidatura de Ciro Gomes (PDT). “O Ciro entende que o grande problema do Brasil, agora, é nossa desqualificação. Nós estamos num primitivismo produtivo e educacional. Essa é a tragédia do Brasil. Nós temos uma nação que transborda vitalidade, energia empreendedora e cultural, mas nós negamos à grande maioria de nossos cidadãos os meios”, disse. Para uma mudança econômica e social efetiva, o mentor de Ciro Gomes aposta no investimento tecnológico. “Temos agora que qualificar o aparato produtivo do Brasil e qualificar os brasileiros por um ensino analítico e capacitador. Esse é o nosso programa central. O Brasil é muito rico em recursos naturais, agricultura, mineração e pecuária, e nós nos refugiamos nessas riquezas fáceis da natureza para substituir as riquezas difíceis da inteligência. Esse é o problema central e é sobre isso que foca a candidatura de Ciro”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rui Costa critica oposição por negar avanços e obras na Bahia
O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), afirmou que o grupo político ao qual pertence forma uma equipe focada em resultados concretos, enquanto a oposição se limita a produzir vídeos contestando fatos evidentes.
Itamaraty alerta para possível intervenção militar americana no Brasil
Classificação de facções como CV e PCC como grupos terroristas pelos EUA gera preocupação com soberania nacional e impactos em diversos setores
Moraes, Dino e Zanin determinam que tribunais expliquem supersalários a juízes
Ministros do STF dão 48 horas para presidentes de sete TJs justificarem pagamentos acima do teto constitucional
Tesla pede que governo Trump não imponha tarifas contra o Brasil
Empresa de Elon Musk se manifesta contra medidas comerciais direcionadas ao país
Deputados da Bahia já gastaram mais de R$ 206 mil em viagens ao exterior neste ano
Levantamento revela que parlamentares baianos usaram recursos públicos para missões internacionais em vários países, com Cláudio Cajado liderando os gastos
Bruno Reis alfineta Jerônimo e diz que governistas vivem inferno astral máximo
Prefeito de Salvador critica declarações durante o 2 de Julho e aponta tensão na base aliada do governador
Carregando..