Exames de rotina mostram que Lula está com inflamação na garganta

Segundo o hospital, exames também indicaram "completa remissão do tumor diagnosticado em 2011"
Por: Brado Jornal 12.nov.2022 às 20h50
Exames de rotina mostram que Lula está com inflamação na garganta
(Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou neste sábado (12), exames de rotina no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, antes de sua viagem para a COP-27 no Egito, na segunda-feira (14). De acordo com o boletim médico, foram detectadas "alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe".


A leucoplasia laríngea é uma lesão branca na mucosa.


Segundo a assessoria de Lula, os exames ocorrem normalmente a cada seis meses. Neste sábado, o presidente eleito foi atendido pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito.


Ainda segundo informações do hospital, os exames "seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".


Em outubro daquele ano, Lula descobriu que estava com câncer na laringe. O petista passou por três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia até que, um ano depois, o tumor sofreu regressão completa.


Durante a disputa presidencial deste ano, chamou atenção a rouquidão apresentada pelo ex-presidente, principalmente durante os debates.


À época, a alegação para a voz rouca foi o excesso de eventos de campanha.


COP-27 no Egito

Durante a viagem para a conferência do Clima, Lula estará acompanhado da esposa, Rosângela Lula da Silva, do ex-ministro Celso Amorim e do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.


A ex-candidata a presidente pelo MDB, Simone Tebet, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, não deverão mais viajar para o evento no Egito, devido aos trabalhos que realizam na equipe de transição de governo.


Fazem parte também da comitiva de Lula as ex-ministras Marina Silva e Izabella Teixeira, que já estão no evento.


Depois da COP-27, o presidente eleito deve fazer uma visita a Portugal, a convite do primeiro-ministro António Costa, e retornará em seguida ao Brasil.


Leia a nota do hospital na íntegra:


O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.


Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.


O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.


O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Transporte em Salvador será gratuito no primeiro turno das eleições
Ônibus, BRT, amarelinhos e Elevador Lacerda sem tarifa no domingo (4), das 6h às 20h, com frota de dia útil
Lula deve faltar ao debate da Globo e adiar embate com Flávio Bolsonaro
Aliados veem desgaste em ser alvo de todos os candidatos; Edinho diz que o presidente prefere formato cara a cara no segundo turno
Trackings do Missão apontam que Kim Kataguiri puxaria mais dois deputados federais em São Paulo
Candidatura do parlamentar é a principal aposta de Renan Santos para formar bancada na Câmara
Carregando..