General Heleno é convocado para explicar atuação da Abin no caso de Jair Renan

Em agosto deste ano, a PF encerrou o inquérito que apurava o suposto tráfico de influência do filho do presidente Jair Bolsonaro
Por: Brado Jornal 23.nov.2022 às 16h52
General Heleno é convocado para explicar atuação da Abin no caso de Jair Renan
Foto: Alan Santos/PR

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, 23, a convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno. Ele terá de explicar sua suposta interferência na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) em uma investigação que mirava Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro ainda deve depor sobre os atos do 7 de Setembro e sobre “violência política”.

Em agosto deste ano, a Polícia Federal (PF) encerrou o inquérito que apurava o suposto tráfico de influência de Renan. A investigação tentava esclarecer se o filho do presidente usou o acesso ao Palácio do Planalto para se beneficiar.

Em abril, Renan prestou depoimento à PF e negou ter recebido vantagens de um grupo empresarial do setor de mineração por ser filho de Bolsonaro. Além da apuração sobre tráfico de influência, o inquérito também apurava uma possível lavagem de dinheiro.

A investigação foi aberta depois que o jornal O Globo fez uma reportagem informando que Renan teria recebido um carro elétrico, de R$ 90 mil, do grupo Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, em setembro de 2020. Depois, ele teria presenteado seu personal trainer, Allan Lucena, com o veículo. Um mês após a doação, a empresa agendou um encontro com o ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e com Renan.

Segundo o jornal, a PF informou que a Abin “atrapalhou” a investigação contra o filho do presidente. Um integrante da Abin disse ter sido orientado a levar informações sobre o inquérito aos investigados para “prevenir riscos à imagem do presidente Bolsonaro”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Transporte em Salvador será gratuito no primeiro turno das eleições
Ônibus, BRT, amarelinhos e Elevador Lacerda sem tarifa no domingo (4), das 6h às 20h, com frota de dia útil
Da venda da Ebal ao Banco Master, três figuras do poder baiano passam pela mesma história, cada uma em seu compartimento
O conselheiro: Otto Alencar não participou do leilão, mas sua relação com a Ebal vem de antes: presidiu o Conselho de Administração da empresa, cuja atuação também foi examinada pela CPI aberta na Assembleia em 2007
TSE recebe ao menos 450 ações na reta final da disputa
Campanhas presidenciais recorrem à Justiça contra vídeos, ataques e propaganda; primeiro turno ocorre no domingo
Ricardo Salles desiste da disputa ao Senado em São Paulo e declara apoio a Derrite e André do Prado
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), a seis dias do primeiro turno, ao lado de Tarcísio de Freitas; deputado do Novo estava atrás nas pesquisas
Lula deve faltar ao debate da Globo e adiar embate com Flávio Bolsonaro
Aliados veem desgaste em ser alvo de todos os candidatos; Edinho diz que o presidente prefere formato cara a cara no segundo turno
Gilmar quer pausar julgamento de Moraes no Master até mapear ministros
Decano pede sindicâncias, questiona Nunes Marques e critica André Mendonça; sessão está parada por vista de Flávio Dino
Carregando..