Bolsonaro suspende orçamento secreto após PT apoiar Lira

Governo federal remanejou as verbas para outras áreas
Por: Brado Jornal 01.dez.2022 às 06h26 - Atualizado: 01.dez.2022 às 06h54
Bolsonaro suspende orçamento secreto após PT apoiar Lira

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender, nesta quarta-feira, 30, o pagamento do orçamento secreto após o PT declarar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados. A informação foi antecipada pelo Estadão.


O orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas de relator, é o modelo de repasse de recursos públicos sem transparência, em troca de apoios para aprovação de matérias tanto no Congresso. A ferramenta tem sido usada para que parlamentares aliados ao Palácio do Planalto enviem verbas a seus redutos eleitorais sem serem identificados.


Segundo a publicação, a ordem do Palácio do Planalto é não repassar mais nada neste ano e que a medida, na prática, deixa Lira "sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa”. Dos R$ 16,5 bilhões reservados para o orçamento secreto neste ano, R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo federal.


Na decisão da suspensão, o governo Bolsonaro, remanejou as verbas para outras áreas e editou um decreto que autoriza o cancelamento dos recursos destinados a uma determinada área e aplicação em outra.


“O presidente da República enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que altera a Lei Orçamentária de 2022 (LOA 2022), possibilitando o remanejamento de dotações orçamentárias classificadas com RP 8 e RP 9 para atendimento de despesas classificadas com ‘RP 1’, bem como para suplementação da Reserva de Contingência, mediante a divulgação prévia do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias referente ao quinto bimestre de 2022”, diz nota do Gabinete Presidencial.


Na prática, o Palácio do Planalto não prevê mais nenhum repasse das emendas do relator neste ano.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
8/1: Moraes tomou mais de 8.000 decisões sobre o ato
88 presos, 13 condenados e 43 denúncias recebidas, diz gabinete de Moraes
Cachorro morre após falha no transporte aéreo da Gol
Caso aconteceu nesta segunda-feira (22)
Não sou obrigado a dizer a conversa que eu tive com o Lira, diz Lula
Presidente afirmou estar confiante de que todos os projetos de interesse do governo serão aprovados no parlamento neste ano
Deputada diz sofrer "crentefobia" após sugerir plenária só com homens
Mical Damasceno (PSD-MA) afirma sofrer ameaças e ataques misóginos da “lacrosfera”; declara que a sua fala era em referência à Bíblia
Lula diz torcer para que Venezuela volte à "normalidade"
Em café com jornalistas, petista afirma esperar que os EUA retirem as sanções contra o país para que os refugiados venezuelanos retornem ao território
Política única em segurança pública é uma bobagem, diz Caiado
O governador participou do "Seminário Brasil Hoje", realizado pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo
Carregando..