Padilha: governo Lula vai criar conselho permanente

Após reunião do presidente com governadores, ministro detalhou iniciativa para discussão de temas entre prefeituras, governos estaduais e Planalto
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 16h30
Padilha: governo Lula vai criar conselho permanente
Política: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em coletiva de imprensa há pouco, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, detalhou como foi a reunião de Lula com governadores. Como mostramos, representantes dos 27 estados publicaram um carta onde firmaram um pacto pela democracia e se comprometeram a criar um “Conselho da Federação”.

Segundo Padilha, o conselho será permanente e terá a missão de tratar de agendas comuns dos três níveis de governo: municipal, estadual e federal.

“Será instalado conselho permanente da federação como instrumento único e inovador para discutir agendas comuns, para construir conjunto de ações, como de combate à fome, desafios do acesso à saúde, recuperação de aprendizagem, de estruturas de proteção ambiental, e ambiente econômico seguro, com previsibilidade para quem quiser investir no País, e conduzir reposicionamento do País no mundo”, afirmou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro, conselho será composto da seguinte forma: o Planalto será representado por Lula, Geraldo Alckmin e pelo próprio Padilha; seis participantes representarão os governadores e seis participantes representarão as entidades nacionais de municípios: a Frente Nacional de Prefeitos, a Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Brasileira de Municípios.

Além disso, foi definido que os governos estaduais e demais consórcios regionais terão que apresentar seus projetos prioritários de obras estruturantes entre os dias 3 e 10 de fevereiro. A partir do dia 13, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, deverá participar de reuniões com cada governador. A ideia do Planalto é fechar as propostas até o fim de fevereiro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Evento de 1º de Maio em São Paulo registra baixa adesão
Ato organizado por metalúrgicos com presença de três ministros atrai apenas 400 pessoas, menos da metade do público projetado
Carregando..