Senador pede ao CNJ afastamento do novo juiz da Lava Jato

Representação foi motivada por 'condutas de viés político-ideológico' do magistrado
Por: Brado Jornal 02.mar.2023 às 13h39
Senador pede ao CNJ afastamento do novo juiz da Lava Jato

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) formulou pedido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que afaste o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Fernando Appio, responsável pelos processos da Lava Jato. A representação, motivada por prática de condutas com viés político-partidário, foi feita na quarta-feira, 1º, segundo o senador.

Em uma postagem no Twitter, Flávio lembra que o juiz usava o login LUL22 para ingressar nos processos eletrônicos do sistema e-proc, da Justiça Federal. O magistrado confirmou o uso do login, entre 2021 e o início de 2022, mas negou relação com Lula.

Para o senador, Appio não tem imparcialidade para prosseguir no cargo.

Também consta do sistema de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Appio doou R$ 13 para a campanha de Lula e R$ 40 para a campanha da deputada estadual do Paraná, Ana Júlia Ribeiro, também filiada ao PT. O magistrado negou que tenha feito qualquer depósito para candidatos na eleição passada e disse que seus dados bancários comprovam sua afirmação.

Em razão dessas doações, um grupo de deputados de oposição enviou notícia-crime à Polícia Federal na qual pede a abertura de inquérito para apurar doações feitas em nome de Appio. Como o juiz nega as doações, os deputados querem saber “se laranjas fizeram as doações”. “Se for verdade que ele não fez as doações, estamos diante de possível esquema ilegal de financiamento de campanha, utilizando dados de terceiros sem consentimento”, afirmou o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), em uma postagem no Twitter na segunda-feira 27.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto convoca vereadores de toda a Bahia para reunião em Salvador
Pré-candidato ao governo estadual promove encontro para debater cenário político e definir rumos eleitorais
Pesquisa Nexus mostra Lula e Flávio Bolsonaro tecnicamente empatados no 2º turno
Aprovação do presidente chega a 48%, mesmo índice de rejeição, em levantamento divulgado nesta segunda-feira (29).
Enderson Guinho anuncia apoio a Arthur Maia e Jânio Júnior
Ex-vice-prefeito de Itabuna e presidente municipal do União Brasil formaliza aliança para deputados federal e estadual
Jerônimo Rodrigues descarta afastamento de enteado de Jaques Wagner após operação da PF
Governador baiano afirma que não tomará medidas administrativas sem provas concretas e garante direito à ampla defesa de Eduardo Sodré.
Lula visita obras da Ponte Salvador-Itaparica nesta quarta-feira (1º)
Presidente participa de ato que marca o início das intervenções do empreendimento incluído no Novo PAC, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues
Mendonça enviará à PGR pedido de apuração sobre financiamento do filme 'Dark Horse'
Ministro do STF repassará notícia-crime apresentada por Lindbergh Farias, que liga repasses de Daniel Vorcaro a Jair Bolsonaro e familiares
Carregando..