Moraes fará pronunciamento após decisão de Fachin

Ministro quebra silêncio de dez dias em sessão da Primeira Turma; presidente da Corte assumiu inquérito das fake news.
Por: Brado Redação 10.set.2026 às 08h36
Moraes fará pronunciamento após decisão de Fachin
Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes vai se manifestar publicamente nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 11 horas, no plenário da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O conteúdo da fala ainda não foi informado.

A iniciativa ocorre um dia depois de Edson Fachin, presidente da Corte, ter retirado Moraes da condução do inquérito das fake news, aberto em 2019. A partir de agora, o próprio Fachin assume a relatoria de todos os inquéritos, petições e procedimentos relacionados ao tema. As ações penais já instauradas e com denúncia recebida permanecem sob responsabilidade de Moraes.

O pronunciamento também acontece após dez dias sem qualquer declaração oficial do magistrado sobre as mensagens trocadas com o banqueiro Daniel Vorcaro, do extinto Banco Master. Os diálogos vieram a público e geraram questionamentos sobre a proximidade entre os dois.

Fachin marcou ainda para a próxima semana o julgamento do relatório da Polícia Federal que detalha essa relação. A sessão extraordinária do plenário está prevista para terça-feira, 15 de setembro, às 10 horas, em horário diferente do habitual das sessões da Corte.

A crise interna no Supremo se agravou nas últimas semanas, com decisões conflitantes entre ministros, pedidos de investigação recíprocos e a divulgação de documentos que colocaram sob suspeita procedimentos adotados em inquéritos envolvendo o Banco Master. Fachin centralizou na presidência da Corte qualquer medida relacionada a eventuais apurações contra integrantes do próprio tribunal.

Moraes convocou a imprensa para acompanhar a manifestação no plenário da Primeira Turma. Até o momento, não há informações sobre a duração prevista nem sobre a participação de outros ministros na sessão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Valdemar critica carta de Flávio
Presidente do PL visitou Bolsonaro e rejeitou declaração do senador de que seria o “verdadeiro presidente eleito”
Flávio Bolsonaro usou passaporte diplomático cancelado para entrar nos EUA
Senador descumpriu ordem do STF de entregar documentos e pousou em Miami com a família nesta quarta-feira
Flávio entrou nos EUA com autorização humanitária de 1 ano de permanência
Senador e família receberam permissão temporária da alfândega americana, a mesma usada para refugiados ucranianos
Tarcísio admite possibilidade de candidatura em 2030, mas decisão será em grupo
Governador reeleito mantém foco imediato na gestão de São Paulo e condiciona qualquer projeto nacional a uma avaliação coletiva e a bons resultados no estado
Fachin determina arquivamento de cinco investigações do inquérito das fake news
Presidente do STF atende manifestações da PGR que apontaram falta de provas e prescrição em alguns casos
Flávio se diz presidente eleito e agradece a Milei e Trump após deixar o Brasil
Senador alega fraude sem provas e responsabiliza Zanin por prorrogação de votação
Carregando..