Zanin solicita acesso completo ao conteúdo do celular de Vorcaro antes da sessão do STF

Pedido ocorre às vésperas do plenário e após Moraes questionar a liberação seletiva de peças do caso Master
Por: Brado Redação 11.set.2026 às 14h18
Zanin solicita acesso completo ao conteúdo do celular de Vorcaro antes da sessão do STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal deve se debruçar na terça-feira, 15 de setembro, sobre a validade de um relatório da Polícia Federal extraído do aparelho de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O documento aponta uma possível ligação entre o banqueiro e o ministro Alexandre de Moraes. Antes dessa sessão, o ministro Cristiano Zanin encaminhou ao presidente da Corte, Edson Fachin, um ofício em que solicita acesso à totalidade dos dados retirados do celular.

O aparelho, um iPhone 17 Pro apreendido na investigação envolvendo Vorcaro, permanece sob responsabilidade do gabinete de André Mendonça. Zanin quer que todo o conteúdo da mídia examinada pela PF seja copiado para um HD e colocado à disposição dos demais integrantes do tribunal, e não apenas os trechos já utilizados no laudo.

A manifestação de Zanin chegou um dia depois de Fachin determinar o compartilhamento, com os outros ministros, dos procedimentos ligados ao caso Master. O presidente do STF também determinou a retirada do sigilo das apurações, ressalvadas apenas as informações cuja divulgação pudesse comprometer diligências ainda em curso.

André Mendonça cumpriu a ordem de forma parcial. Parte do acervo foi disponibilizada, mas documentos e algumas frentes investigativas continuaram reservados. Moraes reagiu e afirmou a Fachin que houve “escolha seletiva” do material. Segundo o ministro, 180 peças e arquivos digitais de cinco procedimentos permaneceram inacessíveis. Ele pediu o levantamento integral do sigilo, argumentando que a ausência desses elementos prejudica a análise pelo plenário.

A Procuradoria-Geral da República já requereu a anulação do relatório da PF que atribui a Moraes conversas com Vorcaro. O próprio Moraes, por sua vez, pediu que o Supremo examine na mesma sessão um segundo conjunto de informações, relativo à atuação de Mendonça nas operações Sem Desconto e Compliance Zero. Para o ministro, as duas frentes estão interligadas e não deveriam ser tratadas isoladamente.

Além do julgamento conjunto e da abertura completa dos autos, Moraes solicitou que ministros citados nas investigações tenham a oportunidade de prestar esclarecimentos. A disputa sobre o alcance do material e o formato da sessão ocorre, portanto, nas vésperas da data marcada para o plenário decidir sobre o laudo produzido a partir do celular de Vorcaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF nega mandado contra Flávio Bolsonaro
Corte esclarece ausência de ordem de busca enquanto senador segue aos EUA após entrega de passaportes
PF indicia Daniel Vorcaro, ex-presidente do BRB e mais 12 no caso Master
Relatório aponta esquema criminoso para inflar patrimônio do banco e viabilizar compra pelo BRB
Valdemar critica carta de Flávio
Presidente do PL visitou Bolsonaro e rejeitou declaração do senador de que seria o “verdadeiro presidente eleito”
Tarcísio admite possibilidade de candidatura em 2030, mas decisão será em grupo
Governador reeleito mantém foco imediato na gestão de São Paulo e condiciona qualquer projeto nacional a uma avaliação coletiva e a bons resultados no estado
Flávio se diz presidente eleito e agradece a Milei e Trump após deixar o Brasil
Senador alega fraude sem provas e responsabiliza Zanin por prorrogação de votação
Ministros de Lula criticam Moraes sobre Flávio
Integrantes do governo e da corte avaliam que medida sobre passaportes reforçou narrativa de perseguição e facilitou saída do senador
Carregando..