Zanin solicita acesso completo ao conteúdo do celular de Vorcaro antes da sessão do STF

Pedido ocorre às vésperas do plenário e após Moraes questionar a liberação seletiva de peças do caso Master
Por: Brado Redação 11.set.2026 às 14h18
Zanin solicita acesso completo ao conteúdo do celular de Vorcaro antes da sessão do STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal deve se debruçar na terça-feira, 15 de setembro, sobre a validade de um relatório da Polícia Federal extraído do aparelho de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. O documento aponta uma possível ligação entre o banqueiro e o ministro Alexandre de Moraes. Antes dessa sessão, o ministro Cristiano Zanin encaminhou ao presidente da Corte, Edson Fachin, um ofício em que solicita acesso à totalidade dos dados retirados do celular.

O aparelho, um iPhone 17 Pro apreendido na investigação envolvendo Vorcaro, permanece sob responsabilidade do gabinete de André Mendonça. Zanin quer que todo o conteúdo da mídia examinada pela PF seja copiado para um HD e colocado à disposição dos demais integrantes do tribunal, e não apenas os trechos já utilizados no laudo.

A manifestação de Zanin chegou um dia depois de Fachin determinar o compartilhamento, com os outros ministros, dos procedimentos ligados ao caso Master. O presidente do STF também determinou a retirada do sigilo das apurações, ressalvadas apenas as informações cuja divulgação pudesse comprometer diligências ainda em curso.

André Mendonça cumpriu a ordem de forma parcial. Parte do acervo foi disponibilizada, mas documentos e algumas frentes investigativas continuaram reservados. Moraes reagiu e afirmou a Fachin que houve “escolha seletiva” do material. Segundo o ministro, 180 peças e arquivos digitais de cinco procedimentos permaneceram inacessíveis. Ele pediu o levantamento integral do sigilo, argumentando que a ausência desses elementos prejudica a análise pelo plenário.

A Procuradoria-Geral da República já requereu a anulação do relatório da PF que atribui a Moraes conversas com Vorcaro. O próprio Moraes, por sua vez, pediu que o Supremo examine na mesma sessão um segundo conjunto de informações, relativo à atuação de Mendonça nas operações Sem Desconto e Compliance Zero. Para o ministro, as duas frentes estão interligadas e não deveriam ser tratadas isoladamente.

Além do julgamento conjunto e da abertura completa dos autos, Moraes solicitou que ministros citados nas investigações tenham a oportunidade de prestar esclarecimentos. A disputa sobre o alcance do material e o formato da sessão ocorre, portanto, nas vésperas da data marcada para o plenário decidir sobre o laudo produzido a partir do celular de Vorcaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça suspende terceiro mandato do presidente da Câmara de Iraquara
Ação do MP-BA anula eleição da mesa e afasta o primeiro-secretário; promotor cita entendimento do STF contra recondução consecutiva
Contrato do Master com escritório de Viviane Barci previa consultoria sobre a PF
Documento tornado público cita inquéritos, Banco Central, Receita, Cade e R$ 131 milhões
André Mendonça homologa delação de Freixo Júnior, operador apontado de Daniel Vorcaro
Acordo com a PGR passa a valer; empresário detalha US$ 12,3 milhões ao fundo Havengate e entregas de dinheiro vivo
Flávio acusa Dino em Boa Vista
Candidato do PL cumpre agenda em Roraima e classifica operação da PF sobre o filme “Dark Horse” como interferência nas eleições.
PF aponta que Vorcaro sabia da operação e planejava sair do país
Relatório com sigilo retirado descreve anotações, contatos e tentativa de embarque na véspera da prisão
PF descreve assessoria paralela de servidores do BC a Vorcaro
Relatórios tornados públicos citam revisão de documentos, grupo de mensagens e cobranças intermediadas
Carregando..