O assunto do momento: “PL DAS FAKE NEWS”

O país hoje tem diante de se um Projeto de Lei que pode marcar para sempre a vida da população.
Por: Maria Senna 15.mai.2023 às 06h31
O assunto do momento: “PL DAS FAKE NEWS”
Marcos Oliveira/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Nos últimos dias a internet ficou monotemática e o assunto do momento é o “PL DAS FAKENEWS”.  Um grande desafio do jornalismo na contemporaneidade são as “Fake News”, esse é um problema mundial, as notícias falsas são capazes de arruinar um evento, uma carreira, uma vida. Mas a verdade é que não existem soluções simples para problemas complexos. 

Olhar a questão das “fake news” é um problema jornalístico, público, mas também do cidadão que devido a comodidade e facilidade dos meios digitais vem perdendo o senso de criticidade e tende a olhar com olhos simplistas problemas graves. 

O Brasil precisa de medidas públicas para punir práticas de disseminação de informações inverídicas. Para isso o Congresso Nacional lançou o PL 2630/2020 que que discorre sobre o combate às notícias falsas em redes sociais e serviços de mensagens.  O PL teve alterações do relator feitas por parlamentares da oposição ao governo Lula. No entanto, é coberto de insegurança jurídica e sejam quais forem as alterações não serão suficientes para não ferirem a liberdade de expressão. Na tentativa de um acordo feito para votar a urgência com todas as alterações pedidas pela oposição incluídas no relatório não aconteceu o cumprimento integral do acordo. 

O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vida intelectual e política
Que o brasileiro participa e preocupa muito mais com a política na contemporaneidade é nítido
O trabalho de cada dia
“Quando os seus talentos encontram as necessidades do mundo, ali está a sua VOCAÇÃO.”
ESCLARECIMENTO SOBRE A CULPA DOS “ISENTÕES”
"Youtubers e influencers, responsáveis por formarem a opinião de milhões de bolsonaristas, estão difundindo narrativas de que a culpa pela consolidação da ditadura petista em vigor é dos “isentões”

Conteúdo para Assinantes

Continue lendo esta matéria com acesso ilimitado.

Carregando..