Moraes tranca ação da PGR e mantém inquérito sobre live de Bolsonaro no STF

Ministro do Supremo pede que Augusto Aras envie informações sobre o caso em um prazo de 24 horas
Por: Brado Jornal 14.dez.2021 às 18h56 - Atualizado: 14.dez.2021 às 19h11
Moraes tranca ação da PGR e mantém inquérito sobre live de Bolsonaro no STF
Ministro Alexandre de Moraes, do STF Cristiano Mariz/VEJA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta terça-feira (14) trancar a ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que fazia objeções ao inquérito sobre a live transmitida em redes sociais em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) associou, sem base científica, a vacina contra a Covid-19 à Aids. 

Moraes ainda estabeleceu um prazo de 24 horas para que a PGR encaminhe a ele e à Polícia Federal a íntegra de tudo que tiver sobre o assunto, ainda que sob sigilo, e ressaltou que se o prazo não for cumprido há “pena de desobediência à ordem judicial e obstrução de Justiça”.

As objeções do procurador-geral da República, Augusto Aras, haviam sido feitas na segunda-feira (13). Ele pedia que o STF revertesse a abertura do inquérito contra o presidente e que Moraes não fosse o relator do inquérito.

No documento, Aras afirmou que não atuou com “inércia” na investigação contra Bolsonaro e pediu que a PGR tenha a prerrogativa de manter as investigações atuais.

O inquérito foi aberto após um pedido da CPI da Pandemia e decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Depois da decisão desta terça, Moraes permanece, portanto, no comando da investigação sobre a declaração feita por Bolsonaro na live.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Conselho de Ética da Alep aprova cassação do mandato do deputado Renato Freitas (PT)
Parecer do relator Márcio Pacheco (Republicanos) foi aprovado por maioria nesta segunda-feira, 11 de maio de 2026; processo originou-se de briga de rua em Curitiba
PF deflagra Operação Força Integrada II contra facções criminosas em 16 estados
Ação visa combater tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro com 165 mandados de busca e 71 de prisão
Lula investe R$ 330,6 milhões para reforçar segurança em 138 presídios
Programa federal contra o crime organizado prioriza blindagem de unidades prisionais estratégicas em todo o país para impedir comando de facções de dentro das cadeias
Renan Santos é o pré-candidato presidencial que mais cresceu proporcionalmente nas redes sociais
Perfil no TikTok do presidente do Partido Missão saltou de 218,5 mil para 316,2 mil seguidores, alta de 44,7% no período
Isidório justifica voto a favor do PL da Dosimetria
Deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) explica que não poderia votar contra manifestantes comuns presos após os atos de 8 de janeiro, defendendo que apenas líderes do movimento respondam por ações golpistas
Eduardo Bolsonaro contra-ataca Ricardo Salles e o rotula de “biruta político”
Em live no YouTube, o filho de Jair Bolsonaro rebateu duramente as críticas do ex-ministro e pré-candidato ao Senado, acusando-o de calúnia e falta de maturidade política
Carregando..