Em carta, Arthur do Val pede para não ser cassado e diz que não tentará reeleição

Deputado é alvo de ao menos 16 representações de deputados com pedidos de punição, a maioria pela cassação do mandato
Por: Brado Jornal 08.mar.2022 às 20h49
Em carta, Arthur do Val pede para não ser cassado e diz que não tentará reeleição

Deputado é alvo de ao menos 16 representações de deputados com pedidos de punição, a maioria pela cassação do mandato

O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) apelou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que não perca o mandato na Casa como punição por áudios sexistas que gravou sobre mulheres refugiadas. Em carta enviada nesta terça-feira (8), ele também afirmou que este é seu “último ano” na Casa, e que não vai se candidatar a deputado estadual neste ano.

Na carta, do Val pede desculpas pelos áudios, afirma ter sido “machista, desrespeitoso e imaturo” e diz aceitar sofrer uma punição, mas discorda que mereça ter o mandato cassado por quebra de decoro. “Peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, a cassação se faz excessiva”, escreveu.

O deputado pediu ainda serenidade aos parlamentares para aplicar o que chamou de “uma pena justa”. Apesar de afirmar que “envergonhou o nome” da Alesp, disse que há uma comoção midiática efêmera na abertura do processo de cassação.

Na Alesp, ao menos 38 parlamentares entraram com pedidos de punição ao deputado em 16 representações individuais e coletivas.

De acordo com a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB-SP), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, as possíveis sanções ao deputado são advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou até perda efetiva do cargo.

O Conselho se reunirá nesta quarta-feira (9), para apurar como serão encaminhadas as representações. O prazo para a resolução será de 30 dias, de acordo com o regimento. “É importante que a gente dê uma resposta à sociedade” defendeu a deputada.

Mais cedo, Arthur do Val também pediu sua desfiliação do Podemos partido para onde migrou junto a lideranças do Movimento Brasil Livre.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pesquisa indica estabilidade eleitoral em grandes estados para 2026
Levantamento Genial/Quaest mostra que disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro reproduz divisão de 2022, com ajustes regionais
Flávio Bolsonaro e Valdemar se reúnem com empresários em Miami
Senador amplia contatos com o setor privado após avanço nas pesquisas eleitorais; presidente do PL participou do jantar
Jaques Wagner nega interferência contra nome de Lula ao STF
Senador petista rebate suspeitas de articulação com oposição e aponta traições internas na rejeição de Messias
Amargosa aumenta gastos com São João em 204% enquanto saneamento básico fica para trás
Prefeitura do Recôncavo baiano investe milhões em festas juninas, mas deixa milhares de moradores sem água tratada e coleta de esgoto
Eduardo Bolsonaro ignora base bolsonarista e apoia centrão André do Prado para o Senado
Deputado federal descarta nomes como Ricardo Salles e Derrite e oficializa preferência por presidente da Alesp
Vereador do PT critica governo Jerônimo por “requentar” apoios
Alex Tanuri afirma que anúncios de adesões em Juazeiro não representam novidade e cobra mais investimentos do Executivo estadual.
Carregando..