Política Urgente

Moraes dá 5 dias para Bolsonaro explicar combate à varíola dos macacos

Moraes também intimou todos os governadores de Estado para que se manifestem no processo
Por: Brado Jornal 15.ago.2022 às 18h29 - Atualizado: 15.ago.2022 às 18h30
Moraes dá 5 dias para Bolsonaro explicar combate à varíola dos macacos
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes deu cinco dias para que o Governo Federal, os estados, a PGR (Procuradoria Geral da República) e a AGU (Advocacia Geral da União) se manifestassem explicando, com detalhes, de que forma estão atuando para combater a varíola dos macacos.

Moraes atendeu pedido de descumprimento de preceito fundamental do PSB, em que o partido argumenta que estaria havendo “negligência e inércia” por parte do Estado, por não existir nenhum plano de combate à disseminação da enfermidade. Ainda segundo eles, estariam sendo violados o direito à saúde, à vida e dignidade da pessoa humana.

O pedido foi protocolado pelo deputado federal professor Israel Batista, que citou os erros cometidos durante a pandemia de covid-19 para construir a argumentação.

No pedido, o PSB exige um plano nacional, bem como que o governo federal se abstenha de divulgar informações falsas e tratamentos não autorizados pela comunidade científica. Além disso, pedem que o governo federal se responsabilize pela compra das eventuais futuras vacinas e que os estados tenham autoridade para estabelecer vacinação “compulsória aos grupos de risco, bem como exigir passaporte vacinal para os regularmente vacinados”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Corpo decapitado é achado em saco plástico em Dias d’Ávila
Homem sem identificação foi encontrado na noite de domingo no bairro Urbis; polícia suspeita de acerto de contas entre facções criminosas.
Lula é orientado a adiar escolha para o STF e critica aliados
Após rejeição de Jorge Messias no Senado, presidente cobra maior empenho da base e avalia adiar nova indicação ao Supremo em meio a irritação com articulações internas.
ACM Neto viaja a Goiás para estudar modelos de sucesso e discutir alianças políticas
O pré-candidato ao governo da Bahia conhece iniciativas eficazes em segurança, educação e desenvolvimento, enquanto avança conversas sobre o cenário de 2026
Eduardo Bolsonaro ignora base bolsonarista e apoia centrão André do Prado para o Senado
Deputado federal descarta nomes como Ricardo Salles e Derrite e oficializa preferência por presidente da Alesp
Flávio Bolsonaro e Valdemar se reúnem com empresários em Miami
Senador amplia contatos com o setor privado após avanço nas pesquisas eleitorais; presidente do PL participou do jantar
Queda de avião em Belo Horizonte mata duas pessoas e deixa três feridos graves
Aeronave monomotor colidiu com prédio residencial na capital mineira após decolar da Pampulha; vítimas incluem piloto e passageiro, enquanto sobreviventes foram levados ao hospital em estado grave
Carregando..