Dino dá 60 dias para os Três Poderes suspenderem penduricalhos

Ministro do STF determina suspensão imediata de benefícios extras a magistrados e membros do MP; prazo de 60 dias vale para Executivo, Legislativo e Judiciário ajustarem pagamentos
Por: Brado Jornal 05.fev.2026 às 21h03
Dino dá 60 dias para os Três Poderes suspenderem penduricalhos
Gustavo Moreno/STF
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira (5 de fevereiro de 2026) prazo de 60 dias para que os Três Poderes suspendam o pagamento de quaisquer vantagens remuneratórias adicionais (os chamados “penduricalhos”) que ultrapassem o teto constitucional.

decisão foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1.135, proposta pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e outras entidades, que questionava a aplicação do teto salarial após a Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência).

Flávio Dino determinou a suspensão imediata de todos os pagamentos de vantagens pecuniárias que, somadas ao subsídio ou remuneração base, excedam o limite do teto constitucional (atualmente equivalente ao subsídio de ministro do STF, fixado em R$ 46.366,19). A ordem abrange gratificações por acúmulo de funções, jetons, auxílios-moradia retroativos, abonos, indenizações e quaisquer outras parcelas que configurem acréscimo remuneratório irregular.

O prazo de 60 dias serve para que União, estados, Distrito Federal e municípios promovam os ajustes necessários em folha de pagamento, com a possibilidade de devolução de valores recebidos indevidamente, caso haja determinação posterior do STF no mérito da ação.A decisão liminar atende parcialmente o pedido das entidades autoras da ADPF, que buscavam a declaração de inconstitucionalidade de normas e atos que permitiam o pagamento de penduricalhos acima do teto. Dino considerou que a continuidade desses pagamentos viola o princípio da moralidade administrativa e o teto remuneratório previsto no artigo 37, XI, da Constituição Federal.

A liminar não atinge vantagens expressamente previstas em lei e que não configurem remuneração disfarçada, como auxílio-alimentação, assistência médica e outros benefícios de caráter indenizatório ou assistencial. O mérito da ADPF ainda será julgado pelo plenário do STF em data a ser definida.

A medida reforça o esforço do Judiciário para conter supersalários no serviço público e pode impactar diretamente a folha de pagamento de milhares de magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e parlamentares que recebem parcelas adicionais.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Feriadão de cinco dias marcará o São João na capital baiana
Prefeitura suspende atividades e concede ponto facultativo entre 20 e 24 de junho, ampliando o descanso dos servidores com o feriado tradicional
PSDB da Bahia: Adolfo Viana e Duda Sanches são os únicos viáveis; os demais são “fumaça e espuma", afirmam tucanos
Os demais nomes que têm circulado como possíveis candidatos são considerados, segundo dirigentes e articuladores do partido, apenas “fumaça e espuma”
Investigadores veem pouca novidade na nova proposta de delação de Vorcaro
Equipes da PF e da PGR preparam novo encontro com a defesa do ex-banqueiro após análise de versão revisada que detalha mais, mas não traz elementos inéditos
Homem conhecido como Cigano Ricardo é executado em emboscada na Bahia
Vítima de 34 anos foi atraída por ligação falsa de quitação de dívida em área rural de Olindina
Jovem de 21 anos é encontrado morto na Bahia após apelo da mãe
Corpo de Vitor Souza Alves foi localizado em área rural após vídeo emocionante nas redes sociais
Policial militar do Nordeste de Amaralina é alvo de operação por recrutamento em quadrilha de sequestros
Agente de 36 anos está foragido após ação da Polícia Civil que desarticulou grupo suspeito de extorsões na Região Metropolitana de Salvador
Carregando..