PF pede ao STF mais tempo para investigar Renan Calheiros e Romero Jucá

Na última quinta-feira (21), o delegado William Tito Schuman Marinho pediu a prorrogação da investigação por mais 60 dias.
Por: Brado Jornal 29.out.2021 às 06h27
PF pede ao STF mais tempo para investigar Renan Calheiros e Romero Jucá

A Polícia Federal pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação da investigação contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) por mais 60 dias. Nesta quinta-feira (28), Fachin pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido feito pela PF.

Na última quinta-feira (21), o delegado William Tito Schuman Marinho pediu a prorrogação da investigação por mais 60 dias. O delegado argumenta que o inquérito foi redistribuído a ele e que ele teve pouco tempo para a análise do caso.

“Considerando que o IPL nº 2020.0023710 (INQ. 4426-DF) foi redistribuído a esta autoridade policial com o prazo concedido para continuidade da investigação com pouco tempo para análise, e restando, ainda, diligências pendentes de cumprimento (segundo o sugerido pela Procuradoria-Geral da República), encaminhe os autos ao Gabinete do Ministro Edson Fachin a quem, com fundamento no art. 230-C, § 1º, do RISTF, REPRESENTO pela prorrogação do prazo, por mais 60 (sessenta) dias, para conclusão das investigações”, pediu o delegado.

No despacho desta quinta-feira (28), Fachin pediu que a PGR se manifeste em até 15 dias sobre o pedido da PF. “Colha-se a manifestação da Procuradoria-Geral da República sobre o pleito de prorrogação de prazo para a continuidade desta investigação, no lapso de 15 (quinze) dias”, decidiu Fachin.

Suposta propina

O inquérito contra Renan e Jucá foi aberto em 2017 e já foi prorrogado oito vezes (em setembro de 2017, em janeiro, maio e setembro de 2018, em agosto de 2019, em fevereiro e novembro de 2020 e, em abril de 2021).

Os dois são suspeitos de terem recebido propina da Odebrecht para interferir na tramitação de uma medida provisória no Congresso em benefício da empreiteira. A investigação foi aberta a partir da delação premiada de executivos da Odebrecht.

Até agora, as investigações não foram concluídas. Em junho deste ano, Fachin pediu que a Polícia Federal apresentasse as diligências já realizadas.

“Transcorrido o lapso temporal deferido já no âmbito de prorrogação (e.Doc.81), determino seja intimada a Polícia Federal para fins de apresentação da respectiva peça informativa das diligências levadas a efeito”, determinou o ministro. Pouco mais de três meses depois, porém, a PF pediu uma nova prorrogação no prazo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Perdidos: Eduardo Bolsonaro comemorou tarifaço de Trump em 2025 e agora defende Brasil ao lado de Flávio no USTR
A posição atual contrasta fortemente com a de julho de 2025, quando Donald Trump impôs a primeira rodada de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Na ocasião, Eduardo Bolsonaro, que vivia nos EUA e atuava em contatos com o governo Trump, comemorou publicamente a medida.
Nikolas nega participação em vídeo de Michelle contra Flávio
Deputado afirma que renuncia ao mandato caso comprovem qualquer ligação com o material e acusa tentativa de desgaste interno
PF faz busca por armas na residência de Bolsonaro
Operação autorizada pelo STF não encontrou itens, diz defesa
Lula inaugura início de ponte na Bahia e é criticado por ACM Neto
Oposição baiana questiona obra prometida há décadas
Vandalismo de bolsonarista provoca forte reação de governistas na Bahia
Deputado Leandro de Jesus (PL) é alvo de críticas e representações após arrancar placas de obra inaugurada
Eduardo Fischer, o marqueteiro de Flávio Bolsonaro, ameaça deixar o cargo em meio a tensões com Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
Fischer, que assumiu o posto após a saída de Marcello Lopes em meio à crise do caso Vorcaro/Dark Horse, teria expressado frustração direta com o que considera “besteiras” repetidas pelo irmão do senador e pelo blogueiro radicado nos EUA
Carregando..